AMIG define realização do tradicional Encontro Nacional dos Municípios Mineradores neste ano em Belo Horizonte

Evento será realizado nos dias 22 e 23 de agosto; na programação, haverá a entrega do \"Prêmio de Jornalismo AMIG: Mineração em Foco

Com o retorno das agendas presenciais, a AMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil) programou, para os dias 22 e 23 de agosto, a realização da tradicional reunião nacional com prefeitos, representantes das entidades mineradoras e agentes governamentais. A quarta edição do Encontro Nacional dos Municípios Mineradores será realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Belo Horizonte.

O evento se baseará em uma necessidade observada pela AMIG quanto poder público municipal: é preciso empoderar tecnicamente os gestores para que consigam ter voz ativa frente ao setor mineral e debaterem como iguais com as mineradoras pelos seus direitos.

O objetivo do evento é integrar os municípios mineradores das mais diversas regiões do Brasil para debater sobre as questões minerárias das cidades, estados e do país. Também estão na pauta o diálogo sobre a sustentabilidade no setor e os impactos socioambientais, além da discussão sobre o momento econômico e social nos territórios.  

O IV Encontro Nacional dos Municípios Mineradores terá como tema central "Por dentro da mineração". No evento, a AMIG e os palestrantes convidados vão aprofundar com os gestores públicos o funcionamento da atividade mineradora no Brasil, desde a fase de licenciamento e implantação até a comercialização do produto.  O objetivo é munir os gestores com informações suficientes para que as prefeituras ampliem a capacidade de diálogo com o setor privado e órgãos regulamentadores, além de aprimorar o monitoramento de todas as etapas que englobam a extração mineral, desde as licenças, fiscalização, até às obrigações socioambientais e tributárias.

"Essa agenda de conscientização é de extrema importância para que municípios e sociedade entendam melhor como a atividade opera e como todos os envolvidos podem alcançar sustentabilidade econômica, ambiental e social durante seu desenvolvimento. É importante conhecer o setor enquanto agente público para se preparar, organizar para usufruir e planejar para o fim do ciclo mineral", afirma o presidente da AMIG, José Francisco Aparecido de Oliveira.

A programação completa e informações para inscrição estarão disponíveis no site da AMIG a partir de 30 de abril. 

 

Prêmio de jornalismo

Durante o Encontro, serão revelados os vencedores da primeira edição do "Prêmio de Jornalismo AMIG: Mineração em Foco", que vai analisar produções jornalísticas de todo o Brasil em duas categorias: "Texto" (publicações em jornais, revistas, sites e blogs) e "Áudio/Vídeo" (emissoras de rádio, TV e podcasts). A premiação tem como objetivo estimular e reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação na promoção do debate público sobre o setor da mineração no país.

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 30 de junho. Serão considerados os trabalhos jornalísticos veiculados entre 1º de julho de 2021 e 1º de julho de 2022, que tenham relação direta com o tema e abordem questões como inovação, recursos minerais diversos, problemas e soluções do setor, meio ambiente, investimentos, infraestrutura, logística, tecnologia, legislação e diversificação econômica nos municípios mineradores. 

Fica limitada a inscrição de, no máximo, cinco trabalhos distintos em cada categoria por participante. Não será aceita a inscrição do mesmo trabalho em categorias diferentes. As reportagens devem ser enviadas até o dia 15 de julho de 2022 pelo e-mail premioamig2022@gmail.com ou para  rua Matias Cardoso, nº 11, 7º andar, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte (MG).

O julgamento dos trabalhos será realizado por comissão composta por cinco integrantes, sendo três professores universitários e dois profissionais da AMIG. O resultado será publicado no dia 05/08 no site www.amig.org.br e o primeiro colocado em cada categoria vai receber prêmio de R$ 20 mil; para o segundo lugar, o valor é de R$ 10 mil.

Mais informações e o edital do "Prêmio de Jornalismo AMIG: Mineração em Foco" estão disponíveis em https://www.amig.org.br/noticias/premio-de-jornalismo-amig.

 

Sobre a AMIG

A AMIG é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1989, que representa, junto aos poderes públicos, as cidades que desenvolvem atividade mineral, assim como aquelas que são impactadas pela atividade minerária. A entidade promove a defesa dos interesses e direitos dos municípios mineradores na ascensão do desenvolvimento sustentável, com a geração de investimentos para a melhoria da qualidade de vida e a conquista por recursos para infraestrutura, saúde, educação e preservação do meio ambiente.